Equipe Apologética
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO ?

2 participantes

Ir para baixo

DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO ? Empty DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO ?

Mensagem  Thiago Eddine Dom Dez 19, 2010 8:29 pm

Muitas vezes esta pergunta é feita por evangélicos, que tendo se deparado com adventistas não souberam responder. Vamos observar os textos referentes, fazendo uma análise comparativa, para que não fique nenhuma dúvida quanto ao assunto.

Êxodo 31


12 Disse ainda o SENHOR a Moisés:
13 “Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o SENHOR,
que os santifica.
14 “Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu
povo.
15 Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o sábado, o dia de descanso, consagrado ao SENHOR. Quem fizer algum trabalho no sábado
terá que ser executado.
16 Os israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus descendentes, como uma aliança perpétua.
17 Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o SENHOR fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou”.
18 Quando o SENHOR terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.


Deuteronômio 5

1 Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: “Ouça, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhe estou anunciando. Aprenda-os e tenha o cuidado de
cumpri-los.
2 O SENHOR, o nosso Deus, fez conosco uma aliança em Horebe.
3 Não foi com os nossos antepassados que o SENHOR fez essa aliança, mas conosco, com todos nós que hoje estamos vivos aqui.
4 O SENHOR falou com você face a face, do meio do fogo, no monte.
5 Naquela ocasião eu fiquei entre o SENHOR e você para declarar-lhe a palavra do SENHOR, porque você teve medo do fogo e não subiu o monte. E ele disse:
6 “ ‘Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão.
7 “ ‘Não terás outros deuses além de mim.
8 “ ‘Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra.
9 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o SENHOR, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado de seus pais até a
terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
10 mas trato com bondade até mil gerações osa que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
11 “ ‘Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus, pois o SENHOR não deixará impune quem usar o seu nome em vão.
12 “ ‘Guardarás o dia de sábado a fim de santificá-lo, conforme o SENHOR, o teu Deus, te ordenou.



Ezequiel 20

10 Por isso eu os tirei do Egito e os trouxe para o deserto.
11 Eu lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que lhes obedecer por elas viverá.
12 Também lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o SENHOR, fiz deles um povo santo.



Os textos acima são citados pelos adventistas como provas que deve-se guardar o dia de sábado, principalmente porque está escrito "um sinal perpétuo".Contudo, esquecem-se que é sempre referido "aos judeus". Existem outras ordenanças no Antigo Testamento consideradas como estatutos perpétuos mas que os adventistas não seguem, como veremos a seguir:

Circuncisão

Gênesis 17

7 Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.
8 Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.
9 “De sua parte”, disse Deus a Abraão, “guarde a minha aliança, tanto você como os seus futuros descendentes.
10 Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados
na carne.
11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês.
12 Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem
comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês.
13 Sejam nascidos em sua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados. Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua.
14 Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança”.


A Páscoa

Êxodo 12

1 O SENHOR disse a Moisés e a Arão, no Egito:
2 “Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês.
3 Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.
4 Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada
um puder comer.
5 O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.
6 Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.
7 Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.
8 Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento.
9 Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras.
10 Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.
11 Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do SENHOR.
12 “Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do
Egito. Eu sou o SENHOR!
13 O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando
eu ferir o Egito.
14 “Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao SENHOR. Celebrem-no como decreto perpétuo.
15 Durante sete dias comam pão sem fermento. No primeiro dia tirem de casa o fermento, porque quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo
dia, será eliminado de Israel.
16 Convoquem uma reunião santa no primeiro dia e outra no sétimo. Não façam nenhum trabalho nesses dias, exceto o da preparação da comida para todos. É só o
que poderão fazer.
17 “Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebrem esse dia como decreto perpétuo
por todas as suas gerações.
18 No primeiro mês comam pão sem fermento, desde o entardecer do décimo quarto dia até o entardecer do vigésimo primeiro.
19 Durante sete dias vocês não deverão ter fermento em casa. Quem comer qualquer coisa fermentada será eliminado da comunidade de Israel, seja estrangeiro,
seja natural da terra.
20 Não comam nada fermentado. Onde quer que morarem, comam apenas pão sem fermento”.

O Dia da Expiação

Levítico 23

26 Disse o SENHOR a Moisés:
27 “O décimo dia deste sétimo mês é o Dia da Expiaçãoc. Façam uma reunião sagrada e humilhem-sed, e apresentem ao SENHOR uma oferta preparada no fogo.
28 Não realizem trabalho algum nesse dia, porque é o Dia da Expiação, quando se faz propiciação por vocês perante o SENHOR, o Deus de vocês.
29 Quem não se humilhar nesse dia será eliminado do seu povo.
30 Eu destruirei do meio do seu povo todo aquele que realizar algum trabalho nesse dia.
31 Vocês não realizarão trabalho algum. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que vocês morarem.
32 É um sábado de descanso para vocês, e vocês se humilharão. Desde o entardecer do nono dia do mês até o entardecer do dia seguinte vocês guardarão esse
sábado”.



Como foi visto, todos são estatutos perpétuos na antiga aliança, porém ela foi substituída pela Nova.



Castigo e Restauração de Israel

Oséias 2

11 Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas.


No texto de Oséias 2.11 os adventistas alegam que o pronome possessivo "seus" indica os sábados, conforme consideram, cerimoniais e abolidos e o pronome possessivo "meus" se refere aos sábados do quarto mandamento. Para defenderem a guarda do sábado, fazem diferença entre Lei Moral ( decálogo ) e Cerimonial ( o restante ). Acabam ensinando que a Lei Cerimonial foi abolida por Cristo, mas a Lei Moral não, pois esta permanece. Contudo, consideremos alguns pontos:

1. O uso dos pronomes possessivos "seus" e "meus" não apresenta sábados distisntos. Números 28.2 fala das ofertas e emprega as formas dos pronomes possessivos "minha" e "meu", enquanto Deuteronômio 12.6 fala dos mesmos sacrifícios, mas utilizando as formas "vossos" e "vossas". A passagem em estudo diz "seus" porque foram dados para os israelitas, e "meus sábados" porque foram dados por Deus.
Também pode-se observar este fato em Lv 26.2 com Lv 26.34,35,43, onde, alternadamente, ocorrem mudanças de pronomes: meus, seus ou vossos.
E uma pergunta interessante para ser feita a um adventista, é: em João 20.17, "aquele Pai", mencionado por Jesus como "meu Pai", é diferente do Pai chamado por Jesus de "vosso Pai" ?

Colossenses 2

14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,
15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.
16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.
17 Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.


2.Disse Jesus: " O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado " ( Mc 2.27 ). O que Jesus destacou, foi que o sábado não foi instituído para escravizar pessoas, mas para beneficiá-las. A observância do repouso e da adoração ao sábado, teve continuidade no Novo Testamento, mas no primeiro dia da semana:

Atos

7 No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite.

1 Coríntios

2 No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu
chegar.

A observância ao sábado estava associada à redenção:

Deuteronômio 5

15 Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o SENHOR, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o SENHOR, o teu Deus, te
ordenou que guardes o dia de sábado.

O sábado era uma sombra de redenção que seria dada em Cristo.
Aqueles que crêem no Novo Testamento, não estão sujeitos à Lei do Antigo Testamento :


Romanos 6

14 Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.


2 Coríntios 3

7 O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés, por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.
8 Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?
9 Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justificação!
10 Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável.
11 E se o que estava se desvanecendo se manifestou com glória, quanto maior será a glória do que permanece!
12 Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.
13 Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia.


Gálatas 3

24 Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.
25 Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.


Hebreus 7

12 Certo é que, quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança de lei.


Contudo, a Igreja Primitiva passou a ter como modelo o domingo, como dia dedicado a adoração:

Ressurreição de Jesus

Mateus 28

1 Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.


Aparições aos domingos

João 20

26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles
e disse: “Paz seja com vocês!”


Descida do Espírito Santo

Atos 2

1 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.



E por último, o Dia do Senhor:

Apocalipse 1

10 No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,



Conclusão

Irmãos acho que ficou bem claro que nosso descanso não é no sábado, mas sim em Cristo Jesus. Pois é impossível cumprirmos a Lei, sendo que quem tropeçar num só mandamento é culpado de todos (Tg 2.10). E se pudéssemos cumprir a lei, por que seria necessária a vinda de Jesus?


" Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo". (Jo 1.17)



Fiquem todos na Paz de nosso Senhor Jesus!


Thiago Eddine

Thiago Eddine
Thiago Eddine
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 266
Data de inscrição : 24/10/2010

http://www.forumevangelico.net

Ir para o topo Ir para baixo

DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO ? Empty Sim, devemos guardar o sábado

Mensagem  HAMONJR Ter Abr 19, 2011 12:05 pm

No Velho testamento havia o "Sábado do Senhor" um descanso de 24h que era apenas um tipo do que Deus haveria de fazer, mas agora no Novo testamento há o "Senhor do Sábado" (Mt 12:8; Mc 2:28; Lc 6:5) que é Cristo, Ele é o verdadeiro descanso que estava figurada no Velho Testamento como uma sombra (Hb 10:1). Ele mesmo disse "Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarrgados e Eu vos aliviarei, encontrareis descanso para vossas almas", Ele é o verdadeiro descanso, não mais o descanso de 24h para o corpo físico mas um descanso eterno para a alma, e Cristo é o Verbo, a Palavra de Deus expressada (João 1:1).
Devemos guardar toda Sua Palavra e não desprezar nenhum til nem um jota
Apoc 22:18-19 "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro."

Assim, cumprimos todos os mandamentos da Lei da mesma forma que nosso Mestre veio e cumpriu a Lei, guardemos o sábado, e não tropeçemos em nenhuma escritura, sem arranjos e contradições.



HAMONJR

Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 19/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO ? Empty Re: DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO ?

Mensagem  Thiago Eddine Sex maio 20, 2011 9:17 pm

Paz do Senhor,
Caro irmão HAMONJR, o texto acima foi muito bem detalhado, onde tens dúvida ???

Fique na Paz,
Thiago Eddine.
Thiago Eddine
Thiago Eddine
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 266
Data de inscrição : 24/10/2010

http://www.forumevangelico.net

Ir para o topo Ir para baixo

DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO ? Empty Re: DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos