SOBRE O FIM DO MUNDO!

Ir em baixo

SOBRE O FIM DO MUNDO!

Mensagem  boris em Qua Dez 29, 2010 2:32 pm

É CHEGADA A ULTIMA HORA?

Fim do mundo em 2012. A ultima trombeta esta a tocar. É chegado o armagedom. O anticristo já se levantou. A grande tribulação está às portas etc. É o que mais se ouve hoje em dia.

O texto de abertura de um blog na net mostrava que a ultima hora já era presente no primeiro século (1João 2:18). O proprietário do blog estava vinte séculos atrasado, usando este texto para dar consistência a sua crença de que a ultima hora chegou agora.
Essa mania de fazer alarde as coisas relacionadas ao fim é sempre próprio dos especuladores e sensacionalistas que não tem entendimento do propósito divino. De quem não conhece a palavra revelada de Deus, e que por assim dizer, não consegue encaixar as profecias a seu próprio tempo.
Jesus disse que vem como o ladrão ( Mt 24:42-44; 25:13; 1Ts 5:2,4; 2 Pedro 3:10; Ap 3:3) . E se é como ladrão é porque ele vem de surpresa. E se a coisa é surpresa, fica evidente que não pode haver sinais que antecipem esse dia. De outra forma, os ladrões mandariam email avisando quando assaltar a casa. Nestes dias, em tempos de natal, eu fico sabendo quem é o meu amigo secreto e o que ele vai me dar de presente: Sem o elemento surpresa a festa fica sem graça, sem expectativa. Logo, é a surpresa e não o conhecimento do dia da vinda de Cristo que induz ao preparo para a volta dele.

Agora, surgem fanáticos religiosos dizendo que os sinais da vinda de Jesus estão indicando a proximidade da volta dele e do fim do mundo. Então, o que dizer dos tempos em que matava se os crentes em Jesus? Quando entravam nas casas deles dizimando suas famílias? Quando o padrão moral da fé cristã ateou fogo na sociedade do primeiro século provocando perseguição (Mt 10:34). Quando os governadores e lideres do povo declararam guerra a fé cristã impossibilitando até mesmo a sobrevivência dos primeiros discípulos de Jesus: Eles eram vistos e caçados como marginais; mortos em fogueiras, crucifixão, decapitação e devorados pelas feras nas arenas romanas. Aqueles sim poderiam afirmar sobressaltados: “Eis ai o fim dos tempos”. Mas, para eles, era apenas o começo de tudo. Aquele cenário dramático e de horror em que viviam, serviria de alicerce e sustentação a mensagem salvadora que precisava alcançar a posteridade. Por isso a mensagem do Apocalipse veio a João como alerta urgente da grande perseguição que eles haveriam de sofrer por causa do evangelho.

Então, não adianta buscar argumentos de que o fim já chegou; alegando que hoje o pecado esta maior do que antes, pois, naqueles dias era muito pior. O cristianismo melhorou em muito o entendimento da humanidade em termos de sociedade. Hoje, o homem é mais racional e comedido. Existem leis e direitos humanos; esforços em proteger de certa forma os menos favorecidos. Contudo, ainda que a ética bíblica e cristã exerça certa influencia na sociedade secular, a corrupção pecaminosa nunca deixou de existir em todas as esferas sociais. É evidente que o pecado se alastra cada vez mais no mundo; mas, porque a demanda de pecadores aumenta em igual proporção. Super população de pecadores resulta em aumento do pecado. O que ocorre é que este ficou moderno e inovador com requintes de pecaminosidade acompanhando o progresso da raça humana. Neste sentido, quanto mais o homem evolui tanto mais ele regride. Antes, pecava se por falta de entendimento e por rudimentalismo; hoje, peca se por excesso de conhecimento e pelo avanço da ciência. A tecnologia moderna prestando serviço ao pecado e ao pecador. Não que a tecnologia em si seja ruim; mas, porque os que fazem uso dela o são.
No âmago do NT e o ensino de Jesus a este respeito, a volta dele e o fim eram iminentes desde que ele subiu ao céu, e a cada dia que passa fica mais iminente.
Os sinais dados por Ele em Mt 24 foram específicos aos judeus e apontavam para a destruição de Jerusalém que se deu no ano 70 depois dele, e não para o fim de todas as coisas, como muitos tem entendido equivocadamente.
Jesus não deixou qualquer sinal da sua vinda justamente porque sabe que os homens gostam de deixar tudo pra ultima hora. Mas, esse dia pode ser antes do que imaginamos. Pode ser a qualquer momento; por isso a necessidade de se preparar e crer no filho de Deus obedecendo a palavra dele: Sem ultrapassar a doutrina, como muitos têm feito.

Não caia nessa de ultima hora do fim! O momento para se aproximar de Deus e receber de Jesus a salvação é agora. Nesse sentido, a ultima hora chegou desde o primeiro século, quando Jesus partiu para o céu a fim de estar a destra do Pai. Ultima hora que já remonta dois mil anos! O fator tempo de Deus determina que essa ultima hora é até um espaço de tempo curto, e que também é conhecido no NT como os últimos dias. Mas, que últimos dias e que ultima hora é essa que já levam de nós mais de dois mil anos? Teria Jesus esquecido da sua promessa de vinda? Pois, ele mesmo disse : “Eis que venho sem demora” ( Ap 3:11).
Pedro fornece a resposta:
Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia (2Pedro 3:Cool.
Parece redundância, mas não é. O autor do livro aqui usa a metonímia como figura sinédoque para mostrar que o tempo não tarda nem se abrevia; mas, que é o relógio de Deus que está determinando o tempo transcorrido desde que Jesus se foi. Ora! Um Deus eterno se utiliza de marcador do tempo também eterno. Se em nosso relógio vinte séculos se passaram, para Ele pode significar apenas um estalar de dedos, justamente por ser Ele eterno. O Eu Sou, conforme Ele anunciou a Moisés e Jesus também afirmou de si mesmo indicando que Ele e o Pai são eternos.
E nós o que somos? Somos mortais que dependem da rotação dos astros criados por Deus para determinar o nosso tempo. E se somos mortais, não devemos desperdiçar o tempo que dispomos: Isso porque o pecado nos alienou de Deus e levou de nós a capacidade de enxergar o futuro eterno. Ninguém tem esse poder de visionar por antecipação as coisas relacionadas ao futuro. Coisas que pertencem a própria autoridade de Deus (Mt 24:36; Mc 13:32; At 1:7). Isso significa que não podemos dar conta do próximo minuto de nossas vidas (Lc 12:25); que dirá perscrutar o futuro! Vidas passageiras e morte iminente é a verdadeira condição humana desde que o pecado tornou se imperativo neste mundo.

Então, o que podemos fazer diante dessa condição nefasta?
Justamente o contrario do que se tem feito. Devemos esquecer o tempo, as previsões futuristas, os agouros, os sinais disso ou daquilo, as investidas em saber quando virá o fim. Depois, precisamos manter os nossos olhos fixos em Jesus. Foi Ele mesmo quem disse para vivermos um dia de cada vez (Mt 6:34) . Sim, porque somente ele tem a capacidade de nos salvar neste exato momento do tempo livrando-nos de qualquer predisposição que este possa impor a nós. Quem tem a sua fé fundamentada nas palavras de Jesus, vive em segurança, em fidelidade, sem medo do futuro, da morte e do inferno. O tempo e os sinais do tempo perdem o sentido para aqueles que foram transportados do império do maligno para o reino de Cristo. Qual ameaça pode existir para aqueles que já adentram o portal da eternidade em Cristo Jesus? Estes venceram os temores relacionados a esta vida e também ao destino vindouro.

Então! Quanto tempo dispõe para ter em Jesus o nosso salvador?

Por Marcos G. Cotting
avatar
boris

Mensagens : 23
Pontos : 57
Data de inscrição : 28/12/2010
Idade : 60
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum