O SOL FOI CRIADO NO 1° OU NO 4° DIA ?

Ir em baixo

O SOL FOI CRIADO NO 1° OU NO 4° DIA ?

Mensagem  Thiago Eddine em Qua Nov 17, 2010 12:39 pm

O Sol foi criado no 1° ou no 4° dia ?

E disse Deus: Haja luz; e houve luz ( Gn 1:3 ).

Vendo Deus que a luz era boa, fez uma separação entre a luz e as trevas. Como diz na Segunda Epístola aos Coríntios :

Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz...( 2 Co 4:6 ).

Deus criou o sol e a lua no quarto dia, para separar o dia da noite.
Podemos perceber que a separação do dia e da noite tem haver com o calendário, dia, mês e ano, e não com a separação de luz e trevas. Pois a primeira luz criada não foi o sol.
Alguns teólogos dizem, que o relato ocorre por Moisés, de acordo com o que foi visto, e pelo fato do tempo estar nublado, o sol só ter sido visualizado no quarto dia. Porém, se formos levar esta interpretação a fundo, iremos perceber que o dia estaria sendo contado como um período de 24 horas, entrando em contradição com a maioria dos teólogos que afirmam que na verdade os 6 dias da criação são períodos indeterminados e não de 24 horas. Lembrando também que tudo indica que quem escreveu Gênesis foi Moisés por volta de 1.500 A.C. Que provavelmente foi relatado por Deus, pois não teria visto ele com os próprios olhos a criação, e mesmo que recebendo isto por visão, de certo não seria mostrado o tempo nublado para haver uma mensagem distorcida sobre os luminares.

Segundo o Professor Luiz Sayão, os luminares do quarto dia seriam a forma para a luz criada no primeiro dia.

Porém A Bíblia Anotada 8° edição diz que não se trata da luz do sol ( que foi criado no quarto dia ), mas de uma fonte fixa de luz fora da Terra.

Haja luz, não é a criação do sol físico que conhecemos, mas sim de uma luz divina. Pois existe uma expansão, que é o céu, e a primeira luz a ser criada está acima da expansão. Como vemos em Gn 1:14 , que os luminares ( sol a lua e as estrelas ) , foram criados na expansão ( céu ) , que foi criada no segundo dia, e não no primeiro.
O que poucos sabem, no entanto, é que nosso Sol, com tudo que gira ao seu redor, também circunda alguma coisa, mas essa "coisa" está tão longe que nós nem percebemos o movimento. Estamos falando do centro a Via Láctea, ao redor do qual o Sol e mais de 200 bilhões de estrelas giram.


[img][/img]

Via Láctea, é uma Galáxia dentre as milhões existente neste universo infinito. Dentro dela encontra-se o sistema solar, que é apenas um ponto dentro da Via Láctea. O sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos - luz do centro galáctico.

Alguns estudiosos declaram por comparações de textos que esta luz poderia ser Jesus, no entanto se assim fosse, Cristo estaria sendo parte da criação, e Cristo participou da criação, quando diz em Colossenses 1:15 ... "o primogênito de toda criação", está sendo usada apenas uma conotação de preeminência, de ter uma posição privilegiada, herdeiro. Por exemplo vemos que Davi em Salmo 89:27 foi atribuído esse título apesar dele não ter sido de fato o primogênito.

Na verdade Jesus participou da criação, como veremos:
" No princípio, criou Deus ( Elohim - plural ), os céus e a terra". ( Gn 1:1 ) Aqui, o verbo apresenta-se no singular ( criou ) e o sujeito no plural ( Deus ), sendo que o nome Elohim no original hebraico é plural, insinuando assim a unidade composta de Deus.

Chegamos então a conclusão que a luz do primeiro dia, como podemos ver, não era Jesus, e nem o sol, mas algo fora de nosso planeta, como tinha dito antes, uma luz acima da expansão, onde o autor de Gênesis, não se preocupou com os detalhes desta. Entretanto, observamos que serviu para que houvesse separação de Luz e trevas.

Thiago Eddine.
avatar
Thiago Eddine
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 266
Data de inscrição : 24/10/2010

Ver perfil do usuário http://www.forumevangelico.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

O sol foi criado no dia 4

Mensagem  HAMONJR em Ter Abr 19, 2011 1:07 pm

A luz criada no dia 1º foi o logos a primeira coisa visível de Elohim, que deixou se desprender de si mesmo aquela luz que guiou Israel do Egito de volta à Palestina, a mesma luz que derrubou Saulo na estrada de Damasco, não é uma luz solar com limitações e que fere, mas uma luz boa, a luz do próprio Deus.
A Bíblia é clara em dizer que os luminares foram criados no dia 4, CRIADOS, isto quer dizer que eles não existiam de nenhuma forma e que depois foram transformados, não. Foram criados, quer dizer passaram a existir quando não existiam.

https://www.youtube.com/otabernaculopb

HAMONJR

Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 19/04/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum